Resposta
É o repositório institucional da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), implementado em 2014, com a  missão de reunir, armazenar, preservar, divulgar e garantir acesso confiável e permanente à produção acadêmica e científica da Universidade, em um único local digital.

Foi  institucionalizado em  2017 pelo Conselho de Administração da UFPE, quando teve sua política de informação aprovada.  

Em 2019, a UFPE, junto ao SiB (Sistema Integrado de Bibliotecas), dá nome a seu Repositório Institucional -  ATTENA. O objetivo é de consolidar o conceito de Repositório Digital na Universidade, uma vez que se propõe como espaço de acesso aberto e organizado à disponibilizar os diversos conteúdos científicos e tecnológicos desenvolvidos na Universidade.

A implantação do ATTENA é parte de um processo de democratização da produção acadêmica. Entre os objetivos principais estar facilitar o acesso aos conteúdos disponibilizados no repositório e fazer com que a plataforma ganhe visibilidade, tanto entre a comunidade acadêmica quanto entre o público externo.

O ATTENA está inserido no movimento mundial de acesso aberto à produção científica. Este modelo de gestão para documentos eletrônicos proporciona maior visibilidade à produção intelectual da Universidade, disponibilizando para a sociedade o resultado de suas atividades de pesquisa, criação e inovação.