Módulo: Compras/Licitação
Perfil: Responsável pelas compras do DMP (Departamento de Material e Patrimônio)
Papel: Gestor Compra SRP; Gestor Licitação
DEMANDAS PARA COMPRA SEM REGISTRO DE PREÇOS
CASO SEJA REQUISIÇÃO DE MATERIAL
Esta funcionalidade permitirá ao usuário visualizar a lista das requisições de materiais e/ou serviços pendentes para a solicitação de um novo SRP (Sistema de Registro de Preços).
CAMINHO
Para iniciar esta operação, acesse:
SIPAC → Módulos → Compras → Compras → Processo de Compra/Licitação → Demandas Pendentes → Demandas para Compra em Registro de Preços (Perfil Gestor Compra SRP).
SIPAC → Módulos → Licitação → Compras → Processo de Compra/Licitação → Demandas Pendentes → Demandas para Compra sem Registro de Preços (Perfil Gestor Licitação).
(Para acessar a funcionalidade pelo segundo caminho é necessário possuir também o Perfil de Gestor Compras).
PASSO 1
O sistema exibirá a seguinte tela:
Ao posicionar o cursor do mouse sobre o nome do
Usuário, o sistema exibirá informações sobre sua unidade requisitante.
A tela exibida acima lista as demanda para compras em registro de preço.
Campos para preenchimento:
- Período da Solicitação: Defina o intervalo de cadastro da solicitação de material. Selecione as datas no calendário clicando no ícone;
- Unidade Requisitante: Forneça a unidade que solicitou o material. Ao inserir as letras iniciais do nome, o sistema exibirá uma lista automática de nomes para facilitar a busca do usuário. Esta operação será válida para os próximos critérios;
- Unidade de Custo: Informe à unidade que irá arcar com as despesas;
- Grupo de Material: Insira o grupo dos materiais que fazem parte da requisição;
- Material: Forneça a denominação de pelo menos um dos materiais que fazem parte da requisição.
Para dar prosseguimento a operação, clique em
Filtrar. O sistema exibirá uma tela semelhante à apresentada acima.
As demandas que apresentarem o ícone
foram geradas a partir de uma Dispensa de Licitação.
O usuário poderá visualizar a requisição clicando no ícone
.
A explicação para esta operação encontra-se no manual
Consultar Requisições.
PASSO 2
Retornando a lista de demanda para compra em registro de preço, o usuário poderá clicar no ícone
para analisar a requisição.
A seguinte tela será exibida:
Clique no ícone
para visualizar os detalhes de um determinado item da requisição.
O usuário poderá alterar o status dos itens da requisição que ainda não foram incluídos em processo de compra. A atualização variará do
Status Cadastrado para Status Compra Cancelada e
vice-versa.
PASSO 3
Para alterar o status, selecione o item na caixa localizada no lado esquerdo da denominação do mesmo, ou clique no link
para selecionar todos os itens listados. Para confirmar a operação, clique em
Marcar como Analisado(s) / Marcar como Cadastrado(s). O status do item selecionado será atualizado. A seguinte mensagem de sucesso será exibida:
PASSO 4
Clique no ícone
para visualizar os detalhes de um determinado item da requisição. O sistema apresentará a seguinte tela contendo o histórico do item:
Para fechar esta tela, clique em
Fechar.
PASSO 5
Retornando à tela de dados da requisição, o usuário poderá alterar o status dos itens da requisição que ainda não foram incluídos em processo de compra. A atualização variará do
Status Cadastrado para
Status Compra Cancelada e vice-versa.
Para alterar o status, selecione o item na caixa localizada no lado esquerdo da denominação do mesmo, ou clique no link
para selecionar todos os itens listados. Para confirmar a operação, clique em
Atualizar. O status do item selecionado será atualizado.
A seguinte mensagem de sucesso será exibida: