Procedimentos
Sistema: SIPAC
Módulo: Compras/Licitação
Perfil: Responsável pelas compras do DMP (Departamento de Material e Patrimônio)
Papel: Gestor Compra SRP; Gestor Licitação

DEMANDAS PARA COMPRA SEM REGISTRO DE PREÇOS

CASO SEJA REQUISIÇÃO DE MATERIAL
 
Esta funcionalidade permitirá ao usuário visualizar a lista das requisições de materiais e/ou serviços pendentes para a solicitação de um novo SRP (Sistema de Registro de Preços).


CAMINHO

Para iniciar esta operação, acesse:
 
SIPAC → Módulos → Compras → Compras → Processo de Compra/Licitação → Demandas Pendentes → Demandas para Compra em Registro de Preços (Perfil Gestor Compra SRP).
 
SIPAC → Módulos → Licitação → Compras → Processo de Compra/Licitação → Demandas Pendentes → Demandas para Compra sem Registro de Preços (Perfil Gestor Licitação).
 
(Para acessar a funcionalidade pelo segundo caminho é necessário possuir também o Perfil de Gestor Compras).


PASSO 1

O sistema exibirá a seguinte tela:
 

Ao posicionar o cursor do mouse sobre o nome do Usuário, o sistema exibirá informações sobre sua unidade requisitante.

A tela exibida acima lista as demanda para compras em registro de preço.

Campos para preenchimento:
  • Período da Solicitação: Defina o intervalo de cadastro da solicitação de material. Selecione as datas no calendário clicando no ícone;
  • Unidade Requisitante: Forneça a unidade que solicitou o material. Ao inserir as letras iniciais do nome, o sistema exibirá uma lista automática de nomes para facilitar a busca do usuário. Esta operação será válida para os próximos critérios;
  • Unidade de Custo: Informe à unidade que irá arcar com as despesas;
  • Grupo de Material: Insira o grupo dos materiais que fazem parte da requisição;
  • Material: Forneça a denominação de pelo menos um dos materiais que fazem parte da requisição.
Para dar prosseguimento a operação, clique em Filtrar. O sistema exibirá uma tela semelhante à apresentada acima.
As demandas que apresentarem o ícone foram geradas a partir de uma Dispensa de Licitação.
O usuário poderá visualizar a requisição clicando no ícone .
A explicação para esta operação encontra-se no manual Consultar Requisições.


PASSO 2

Retornando a lista de demanda para compra em registro de preço, o usuário poderá clicar no ícone para analisar a requisição.
 
A seguinte tela será exibida:
 

Clique no ícone para visualizar os detalhes de um determinado item da requisição.

O usuário poderá alterar o status dos itens da requisição que ainda não foram incluídos em processo de compra. A atualização variará do Status Cadastrado para Status Compra Cancelada e vice-versa.


PASSO 3

Para alterar o status, selecione o item na caixa localizada no lado esquerdo da denominação do mesmo, ou clique no link  para selecionar todos os itens listados. Para confirmar a operação, clique em Marcar como Analisado(s) / Marcar como Cadastrado(s). O status do item selecionado será atualizado. A seguinte mensagem de sucesso será exibida:
 

PASSO 4

Clique no ícone  para visualizar os detalhes de um determinado item da requisição. O sistema apresentará a seguinte tela contendo o histórico do item:
 

Para fechar esta tela, clique em Fechar.


PASSO 5

Retornando à tela de dados da requisição, o usuário poderá alterar o status dos itens da requisição que ainda não foram incluídos em processo de compra. A atualização variará do Status Cadastrado para Status Compra Cancelada e vice-versa.

Para alterar o status, selecione o item na caixa localizada no lado esquerdo da denominação do mesmo, ou clique no link  para selecionar todos os itens listados. Para confirmar a operação, clique em Atualizar. O status do item selecionado será atualizado.
 
A seguinte mensagem de sucesso será exibida: