Detalhamento
Sintoma

Quando se tenta realizar alguma ligação, o ramal telefônico apresenta algum defeito que impossibilita a comunicação.

Problema/Causa

O usuário não consegue se comunicar utilizando o ramal telefônico, pois o mesmo apresenta algum defeito.

Solução

O ramal pode estar desligado, mudo, com ruídos ou com interferências.
Para tentar solucionar este problema, você poderá realizar alguns testes simples no próprio local do ramal com defeito. Caso o problema continue, você poderá solicitar a reparação do ramal à Central de Serviços da STI, através do site otrs.ufpe.br, criando um chamado de incidente.


Testes iniciais:

1.Desconecte o aparelho da tomada telefônica.
2.Se o aparelho telefônico (como telefones sem fio) necessita de outra fonte de energia que não seja somente a da linha telefônica, desconecte esta fonte de energia.
3.Verifique se o aparelho está no modo tom. Caso este esteja no modo pulso, favor mudar para o modo tom.
Verifique se os cabos do aparelho encontram-se bem conectados ao mesmo.
4.Ligue o aparelho à linha telefônica (e a fonte de energia na tomada caso seja necessário).
5.Tente realizar uma ligação. Caso funcione, agora tente realizar uma ligação para este ramal e verifique se está funcionando.
6.Se for constatado que o aparelho ainda está com defeito. Busque conectar outro aparelho telefônico, que esteja funcionando, na linha telefônica deste ramal.
7.Caso funcione com o novo aparelho, o outro aparelho provavelmente está com defeito, mas a linha telefônica está funcionando. Realize a troca do aparelho antigo.​
8.Caso o novo aparelho de teste não funcione. A linha telefônica provavelmente está com problemas. Abra um chamado de incidente na Central de Serviços da STI descrevendo o problema para que possamos atendê-lo.