Procedimentos

Esta funcionalidade é utilizada pelos gestores de obras da Superintendência de Infraestrutura, permitindo
que os usuários listem, cadastrem ou alterem planilhas orçamentárias para os projetos listados no banco
de dados do sistema.
 

Perfil: Gestores de Projetos da Superintendência de Infraestrutura.

CAMINHO

Para iniciar esta operação, acesse:
SIPAC → Módulos → Infraestrutura → Orçamento → Planilhas Orçamentárias → Cadastrar/Listar/Alterar.
 

1. Ao entrar no link sistema exibirá a seguinte tela:


Caso desista da operação, clique em Cancelar e confirme na janela que será apresentada pelo sistema.
Esta operação é válida para todas as telas que apresentem esta função.

Para retornar à página inicial do módulo, clique no link Sup. Infra Estrutura. Esta opção é válida sempre
que a função estiver disponível.

Na tela acima, informe um ou mais dos seguintes critérios de busca disponibilizados para buscar projetos
cadastrados no sistema:

      Requisição: Informe o número e ano da requisição associada ao projeto de obra desejado;

      Processo: Forneça os números do processo;

     Período inicializado: Defina o período de cadastro dos projetos de obras selecionando as datas
     a partir do calendário virtual fornecido ao clicar no ícone 
, ou digitando as datas nos campos
     determinados;


     Status do projeto: Selecione o status atual do projeto;

     Unidade requisitante: Selecione a unidade requisitante a partir da listagem exibida ao inserir o código
     ou as letras iniciais de sua denominação.

 
Exemplificaremos esta ação com a Requisição 106/2017. Após definir os parâmetros de busca desejados,
clique em Buscar para prosseguir. 



2. Os resultados serão então disponibilizados na lista de Projetos Encontrados, conforme visualizado
abaixo:
 

Clique no ícone  para Visualizar a planilha orçamentária se já foi cadastrada para determinada
requisição. A seguinte tela será vista:
 

Para retornar à tela anterior, clique em Voltar. Esta opção será válida sempre que estiver disponível.



3. De volta à tela onde são listados os projetos encontrados logo após a busca, clique em  para
cadastrar um novo orçamento ou alterar os que já existem. A página abaixo será gerada:
 

Para cadastrar um novo orçamento ao projeto, informe a Unidade Requisitante e o Valor dedicado ao
orçamento,podendo ainda inserir um Arquivo clicando em Selecionar Arquivo e, após escolhido o
anexo a ser encaminhado, clicar em Anexar.

Na seção Itens do Orçamento, insira o Número do item, sua Denominação e o Valor do Item, conforme
exemplificado na tela anterior. Feito isso, clique em Inserir Item para cadastrá-lo. 



4. A tela será reconfigurada para o seguinte formato:
 

Se desejar remover um item previamente inserido, clique no ícone . O mesmo deixará de ser listado
pelo sistema.

Após inserir os Dados do Orçamento, clique em Inserir Orçamento para inseri-lo à lista de
Orçamentos do Projeto, conforme exemplificado na figura anterior.

Na seção dos Orçamentos do Projeto, o usuário poderá fazer o download do arquivo anexado ao orçamento
clicando no ícone , ou visualizar a planilha orçamentária a partir do ícone 

Para Alterar Orçamento dos dados de determinada planilha orçamentária já cadastrada, clique no ícone 
e modifique os registros que julgar necessários. O sistema os atualizará automaticamente ao concluir
esta etapa.

Clique no ícone  para Remover Orçamento. Esta ação deverá ser confirmada através da seguinte
caixa de diálogo do sistema:
 

Para confirmar a exclusão do orçamento, clique em OK

De volta à tela de cadastro do orçamento do projeto, clique em Cadastrar após informar todos os
campos necessários para o cadastro da planilha. Em seguida, a mensagem de sucesso abaixo será
fornecida no topo da página: