Esta funcionalidade é utilizada pelos gestores de obras da Superintendência de Infraestrutura, permitindo
que os usuários listem, cadastrem ou alterem planilhas orçamentárias para os projetos listados no banco
de dados do sistema.
Perfil: Gestores de Projetos da Superintendência de Infraestrutura.
CAMINHO
Para iniciar esta operação, acesse:
SIPAC → Módulos → Infraestrutura → Orçamento → Planilhas Orçamentárias → Cadastrar/Listar/Alterar.
1. Ao entrar no link sistema exibirá a seguinte tela:
Caso desista da operação, clique em Cancelar e confirme na janela que será apresentada pelo sistema.
Esta operação é válida para todas as telas que apresentem esta função.
Para retornar à página inicial do módulo, clique no link Sup. Infra Estrutura. Esta opção é válida sempre
que a função estiver disponível.
Na tela acima, informe um ou mais dos seguintes critérios de busca disponibilizados para buscar projetos
cadastrados no sistema:
Requisição: Informe o número e ano da requisição associada ao projeto de obra desejado;
Processo: Forneça os números do processo;
Período inicializado: Defina o período de cadastro dos projetos de obras selecionando as datas
a partir do calendário virtual fornecido ao clicar no ícone , ou digitando as datas nos campos
determinados;
Status do projeto: Selecione o status atual do projeto;
Unidade requisitante: Selecione a unidade requisitante a partir da listagem exibida ao inserir o código
ou as letras iniciais de sua denominação.
Exemplificaremos esta ação com a Requisição 106/2017. Após definir os parâmetros de busca desejados,
clique em Buscar para prosseguir.
2. Os resultados serão então disponibilizados na lista de Projetos Encontrados, conforme visualizado
abaixo:
Clique no ícone para Visualizar a planilha orçamentária se já foi cadastrada para determinada
requisição. A seguinte tela será vista:
Para retornar à tela anterior, clique em Voltar. Esta opção será válida sempre que estiver disponível.
3. De volta à tela onde são listados os projetos encontrados logo após a busca, clique em para
cadastrar um novo orçamento ou alterar os que já existem. A página abaixo será gerada:
Para cadastrar um novo orçamento ao projeto, informe a Unidade Requisitante e o Valor dedicado ao
orçamento,podendo ainda inserir um Arquivo clicando em Selecionar Arquivo e, após escolhido o
anexo a ser encaminhado, clicar em Anexar.
Na seção Itens do Orçamento, insira o Número do item, sua Denominação e o Valor do Item, conforme
exemplificado na tela anterior. Feito isso, clique em Inserir Item para cadastrá-lo.
4. A tela será reconfigurada para o seguinte formato:
Se desejar remover um item previamente inserido, clique no ícone . O mesmo deixará de ser listado
pelo sistema.
Após inserir os Dados do Orçamento, clique em Inserir Orçamento para inseri-lo à lista de
Orçamentos do Projeto, conforme exemplificado na figura anterior.
Na seção dos Orçamentos do Projeto, o usuário poderá fazer o download do arquivo anexado ao orçamento
clicando no ícone , ou visualizar a planilha orçamentária a partir do ícone .
Para Alterar Orçamento dos dados de determinada planilha orçamentária já cadastrada, clique no ícone
e modifique os registros que julgar necessários. O sistema os atualizará automaticamente ao concluir
esta etapa.
Clique no ícone para Remover Orçamento. Esta ação deverá ser confirmada através da seguinte
caixa de diálogo do sistema:
Para confirmar a exclusão do orçamento, clique em OK.
De volta à tela de cadastro do orçamento do projeto, clique em Cadastrar após informar todos os
campos necessários para o cadastro da planilha. Em seguida, a mensagem de sucesso abaixo será
fornecida no topo da página:
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