Redação |
Informações extremamente relevantes;
Observar as regras de ortografia, concordância e gramática vigentes;
Números de telefone devem vir precedidos do código de área nacional e internacional.
Manter atualizados os dados de contato (telefone e e-mail) e gestores atualizações regulares no seu site.
Optar por associar o seu texto com o texto que você gostou. Se copiar de outra fonte, insira na primeira linha do texto do conteúdo quem publicou o texto. (ex: Da Ascom/UFPE, Da Fundaj )
Usar negrito, sublinhado ou itálico para o termo ou palavra que deseja destacar.
Ao publicar uma notícia, informe ou destaque, preencher os espaços destinados ao Resumo e ao Autor.
O Resumo deve ter, no máximo, 149 caracteres.
Revisar antes de publicar.
O Autor é o nome e/ou sigla da unidade na qual a matéria, nota ou informe está publicada. (Ex. Se a matéria foi publicada na página da Proacad, use Proacad). |
Utilizar:
- Repetição demasiada de uma expressão no texto, principalmente no mesmo parágrafo;
- Palavras e/ou termos rebuscados e de difícil entendimento, pouco usual.
- Letras maiúsculas em mais de duas palavras.
- Textos longos na web.
Fazer cópia de texto de notícias de outra unidade.
Cópia de texto de notícias de outras fontes sem a devida autorização ao autor. |
Títulos |
Criar títulos atrativos.
Nos avisos, informes, destaques e matérias do novo Portal o número máximo permitido são 71 caracteres.
Exemplo:
“Abertas inscrições para seleção aos cursos de Dança e Música” 60 caracteres – Usar. |
Títulos com mais de 71 caracteres
Aspas e traço especial alteram apresentação no título
Exemplo:
Livro “Três poetas – na periferia do simbolismo” resgata autores do simbolismo em Pernambuco - Não Usar |
Formatação |
Ao copiar um texto de outros editores (Word, por exemplo), retirar a formatação e refazer os negritos, itálicos ou outros que tenha perdido com a formatação. |
Publicar com formatação diferente.
Exagerar na utilização de cores, especialmente em tabelas. |
Revisão |
Ler e reler quantas vezes forem necessárias até que esteja seguro da correção.
Observar se todos os banners, links e botões inseridos estão funcionando, se os espaçamentos e grafia estão corretos.
Fazer um checklist para não esquecer de nada! |
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Termos estrangeiros |
Pesquisar sempre a forma correta de escrita e utilizar a forma em português, quando possível.
Ex.: Clique e não Click.
Manter a escrita original de palavras em outros idiomas que não foram traduzidas para o nosso idioma. Exemplo: mouse. |
Utilizar formas de escrita em outros idiomas quando há versão em português
Ex.: Click |
Documentos |
Descrever os documentos com informações sobre órgão responsável, ano de publicação, ano de vigência. Caso seja uma retificação, informar a data de publicação do primeiro documento. |
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Imagens |
Inserir imagem de boa qualidade, dentro do formato padrão estipulado no Manual do Publicador (www.ufpe.br/tutorial-administracao-ufpe-manual)
Nomear a imagem com a palavra-chave do seu artigo. Sempre que possível, relacionar imagens com seu conteúdo.
Descrever a imagem para acessibilidade
Ao utilizar imagens de outra fonte, observar se é de domínio público, livre para uso comercial. |
Não baixar imagens nomeadas genericamente
Ex:“imagem001” ou “DSC0011”
Utilizar imagens de outras fontes sem autorização ou que não seja de domínio público
Utilizar imagens que ferem o direito de propriedade e uso.
Excesso de banners e anúncios
Imagens que extrapolem margens da página e/ou do campo do texto. |