Procedimentos
Sistema: SIPAC
Módulo: Portal Administrativo
Perfil: Servidores habilitados a realizar o cadastro de documentos protocolados nas unidades da Instituição Papel: Cadastrar Protocolo


Receber documentos permite que o usuário registre o recebimento de um documento enviado para sua unidade.

CAMINHO

Para iniciar esta operação, acesse:

SIPAC → Módulos → Portal Administrativo → Protocolo → Documentos → Receber.

1.O sistema exibirá uma tela contendo o campo de Consulta de Documentos, o campo onde são informados os dados de envio e a lista de documentos na unidade ainda não recebidos.

O usuário pode visualizar os detalhes do documento, clicando no ícone da lupa, ou visualizar os servidores que realizaram a leitura dos documentos no ícone .

Para realizar uma filtragem por documentos que deseja receber, informe um ou mais filtros disponíveis no formulário de busca. São eles:

  • Número de Protocolo do documento: Formato composto por radical, número, ano e digito verificador. Caso o usuário não saiba o dígito verificador poderá inserir o número “99” que o sistema recupera o DV e retorna o documento.

  • Número do Código de Barras do documento: informação do número do protocolo, sem necessidade de inserir formatação padrão.

  • Origem do documento: Pode ser Interna, quando o documento não foi criado pela instituição, ou Externa, quando o documento possui origem de outro órgão.

  • Identificador: Número que o usuário pode atribuir a um documento para facilitar a busca.

  • Número/Ano do Documento: número ou ano em que o documento foi gerado.

  • Tipo do Documento: Selecione um dos tipos existentes.

  • Unidade de Origem do documento: caso sua origem seja interna.

  • Órgão Externo de Origem do documento: Somente se a origem do documento for externa.

  • Selecione a opção Todos os Documentos da Unidade: se desejar visualizar todos os documentos que estão localizados na unidade de lotação do usuário.

Após selecionar os documentos desejados, clique em Continuar para prosseguir com o recebimento.


2. Após confirmação dos documentos a serem recebidos, o sistema o direcionará para a seguinte página:


Para registrar o recebimento do documento na unidade, clique em Confirmar recebimento.


3. Após, clicar em Confirmar recebimento, o sistema exibirá uma nova página com a mensagem de sucesso e as Informações sobre o recebimento, finalizando a operação:


 

Para proceder com o recebimento de outros documentos, clique na opção Receber Outros Documentos.

Para realizar outras atividades no sistema, clique na opção Portal Administrativo.